Saiba tudo sobre como financiar seu apartamento

O sonho de praticamente todo brasileiro é a conquista do imóvel próprio, e, assim, sair do aluguel. Hoje em dia isso se tornou mais fácil, devido à disponibilização de linhas de financiamento nos bancos e empresas de consórcio.

Porém, diante da possibilidade de financiar um imóvel, surgem muitas dúvidas de como conseguir um financiamento.

Lembrando também, que não é só sua renda que os bancos e as financeiras levam em consideração; então, pensando nisso, preparamos uma lista com várias dicas importantes que devem ser consideradas na hora de pedir o financiamento de um apartamento. Vamos lá!

O sonho de praticamente todo brasileiro é a conquista do imóvel próprio, e, assim, sair do aluguel. Hoje em dia isso se tornou mais fácil, devido à disponibilização de linhas de financiamento nos bancos e empresas de consórcio.

Porém, diante da possibilidade de financiar um imóvel, surgem muitas dúvidas de como conseguir um financiamento.

Lembrando também, que não é só sua renda que os bancos e as financeiras levam em consideração; então, pensando nisso, preparamos uma lista com várias dicas importantes que devem ser consideradas na hora de pedir o financiamento de um apartamento. Vamos lá:

1-  Esteja com o nome limpo

É importante que você esteja com o CPF limpo, sem restrições no SCPC ou Serasa, pois as instituições financeiras levam muito a sério essa questão.

Se for casado(a), é importante que seu cônjuge também esteja com o nome limpo, já que o financiamento pode sair no nome de ambos.

2- Prepare a documentação

É muito importante que você tenha em mãos toda a documentação necessária para pedir o financiamento do seu apartamento.  Para comprovar a renda, se você for CLT, deve provar isso por meio das suas últimas vias de contracheque.

Já se você for autônomo ou pessoa jurídica, portadora de MEI (Microempreendedor Individual), deve comprovar a renda com os extratos bancários recentes.

Além disso, reúna outros documentos como:

  • CPF e RG;
  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de Trabalho (caso seja CLT);
  • Certidão Conjunta de Quitação de Débitos Relativos a Tributos Federais (para casos de Pessoas Jurídicas).

3- Seja cliente no banco onde for financiar seu apartamento

Isso faz total diferença, pois você sendo cliente, já tem um bom relacionamento com o banco e ele tem todo o seu histórico de crédito e movimentações, podendo analisar melhor suas condições para a concessão do financiamento.

4- Consulte sua pontuação score

Os bancos e as financiadoras podem usar sua pontuação score do Serasa, para que possam aprovar ou não o seu financiamento. Por isso é importante que você consulte sua pontuação score, podendo usá-lá até para melhorar as condições oferecidas pelo banco.

5- Evite gastos desnecessários

Esses pequenos gastos desnecessários podem comprometer muito sua renda e atrapalhar nas mensalidades do financiamento, além de mexer no seu orçamento. Por essa razão, deve-se ter consciência do que são gastos supérfluos e do que são gastos essenciais para a sua qualidade de vida e de sua família.

6- Faça simulações de crédito

Uma maneira bem legal de ver as melhores condições de um financiamento é fazer uma simulação. Teste os melhores tipos de financiamento em vários bancos, veja quais as melhores opções de parcelamento e o quanto você precisa comprovar de renda.

7- Não comprometa mais de 30% da sua renda

Para uma maior segurança de que conseguirá quitar as parcelas, não comprometa mais de 30% do seu orçamento, e isso ajuda muito a equilibrar suas finanças também.

Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa Minha Vida é um dos mais conhecidos e procurados na hora de financiar um imóvel, por causa da sua facilidade. Por meio dele, é possível financiar um imóvel até certo valor e com taxas de juros menores.

Quem pode pedir o financiamento do Minha Casa Minha Vida é quem ganha entre um e dez salários mínimos e que não possua nenhuma propriedade em seu nome.

Quanto tempo demora para ser aprovado um financiamento?

Essa é uma dúvida comum que todo mundo que pretende contratar um financiamento tem. Bem, isso depende se você já está com toda documentação pronta, se já é cliente do banco onde vai pedir o financiamento ou se vai fazer em outra instituição, se já simulou as prestações, e por aí vai.

Geralmente esse processo de simulação e aprovação leva em torno de 30 a 45 dias, mas, caso o banco exija muitos documentos, poderá levar até 3 meses.

Aprovação de crédito

Depois de o banco conferir toda a documentação e comprovar os dados, eles irão solicitar a avaliação de uma empresa, arquiteto ou engenheiro das condições do imóvel, para analisar o seu valor.

Após isso, o banco vai determinar as prestações e elaborar o contrato, sendo assinado pelo vendedor e comprador.

Saiba o tipo de imóvel que você precisa

Antes disso tudo, é importante que você saiba do que precisa realmente. Se é uma casa ou apartamento, quantos quartos, sala e cozinha conjugadas ou separadas, churrasqueira e área de lazer, ou apenas sacada. Se tem filhos, precisa de um apê com playground e piscina, ou se tem um doguinho, precisa de um espaço de convivência para o animal.

Tendo isso em mente, você sabe o que é melhor pra sua família e parte em busca de um local que seja aconchegante e possibilite que tenha uma vida plena e feliz ao lado de quem você ama.

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Ultimas Notícias

Dizem que a cozinha é o coração da casa. É nela que são preparados os alimentos que vão...

Cansou do visual da sua casa mas está com a grana curta pra uma reforma completa? Ou mora...

Pequenas, leves e práticas, as pilhas são daqueles objetos do nosso dia a dia que só percebemos a...

Tem gente que só considera o começo do dia depois de beber um cafezinho pela manhã. Algumas vezes...

Falta bem pouquinho pra gente entrar em uma nova estação. Com início em 22 de setembro no Brasil,...

Horas, dias, semanas, meses, anos. Contar o tempo é uma prática que acompanha o homem desde que ele...