Valorização de imóveis: como funciona?

Se você busca por bons lugares para investir em 2020, precisará aprender como funciona a valorização de imóveis. Isso porque comprar e vender casas e apartamentos pode ser a melhor opção para o seu dinheiro neste ano.

Com a queda da Selic a níveis históricos, os juros de financiamentos ficaram baixos também, e isso tornou a compra de imóveis mais acessível. No entanto, existem outros fatores que apontam que investir nesse mercado pode ser uma ótima ideia.

Quer saber quais? Então siga a leitura abaixo!

O que é a valorização de imóveis?

A valorização de imóveis é um processo natural na vida útil de um empreendimento em que o seu valor de mercado aumenta. Em outros termos, é o que acontece quando um apartamento, casa ou espaço comercial passa a ter um valor de venda maior do que o que tinha antes.

Normalmente, a valorização de imóveis é o que torna interessante investir o seu dinheiro na compra de um apartamento, casa ou outro tipo de construção. Afinal, se o imóvel não se valorizasse de nenhuma forma, ele perderia valor com o tempo (por causa da inflação).

Por isso, é necessário que um imóvel mantenha pelo menos seu valor em relação à inflação. No entanto, uma casa ou apartamento podem se valorizar acima disso, dependendo de uma série de fatores (que veremos quais são mais pra frente neste artigo).

É possível medir a valorização de um imóvel ao comparar o seu valor de mercado em dois determinados períodos. É claro que cada proprietário pode anunciar o preço que ele quiser por sua propriedade, mas isso não significa que alguém a comprará por esse preço.

Para saber o valor de mercado, é necessário contratar um profissional para avaliar o imóvel e traçar um preço que seja justo com base em diversos elementos.

Quais são os fatores que afetam o valor de um imóvel?

Para entender como a valorização de imóveis funciona, precisamos conhecer quais são os fatores que a movimentam. Dependendo da combinação de elementos, podemos entender quando o mercado imobiliário passará por um momento aquecido ou não, além de direcionar nossos investimentos adequadamente.

Existe um grande fator que determina a valorização de um imóvel: a relação entre oferta e demanda. No entanto, existem outros 3 fatores menores que contribuem para que a oferta e a demanda aumentem ou diminuam em determinada região. São eles:

  • a taxa de juros para o financiamento de imóveis;
  • a infraestrutura ao redor do imóvel;
  • a qualidade do imóvel em si.

Vejamos um exemplo bem simples que ajuda a compreender bastante essa situação. Imagine que você tenha um imóvel que vale, hoje, R$150.000,00. No entanto, vamos dizer que uma série de obras começa a acontecer ao redor da sua casa.

Em poucos meses, uma nova escola de alta qualidade é aberta, um novo supermercado com ótimos preços, um hospital completo e várias opções de entretenimento. Além disso, a polícia começou a ter sempre pelo menos uma viatura patrulhando a região.

Com base nisso, é claro que muito mais gente adoraria viver nesse lugar, não é mesmo? Portanto, todo esse desenvolvimento ao redor aumentaria a demanda por um imóvel naquela área.

O mesmo acontece, por exemplo, quando um imóvel é comprado na planta e finalmente termina de ser construído. Você pode ter pago algo como R$200.000,00 por ele, mas quase que instantaneamente o apartamento aumentou o seu valor pois agora está completo e tem mais qualidade.

Entretanto, o contrário pode acontecer quando um fator mexe na demanda ou na oferta pelo seu imóvel. Suponha que todos os seus vizinhos colocam a casa para vender ao mesmo tempo. A oferta de imóveis na região acabou de aumentar exponencialmente e o preço cai como consequência.

Por que investir em imóveis é uma boa ideia?

Levando tudo isso em consideração, chegamos à pergunta mais importante do artigo: por que a valorização de imóveis é chave para investir em imóveis?

A resposta é simples: porque os sinais estão indicando de que haverá uma boa valorização em breve.

Em primeiro lugar, a taxa Selic caiu e atingiu seu valor mínimo histórico. Com ela, os juros de financiamentos também diminuíram e, a cada ponto percentual a menos na taxa de juros, mais 2,8 milhões de pessoas podem comprar casas.

Só isso aumenta a demanda por algumas milhões de pessoas, o que faz o preço dos imóveis subir rapidamente.

Some isso ao fato de que a Selic em queda faz com que o rendimento do Tesouro Direto seja abaixo do rendimento de comprar para alugar e você tem o fato de que investir em imóveis em 2020, por exemplo é uma ótima opção de negócio.

Se você gostou de aprender sobre a valorização de imóveis, é hora de fazer um teste dos seus conhecimentos. 

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp

Ultimas Notícias

Dizem que a cozinha é o coração da casa. É nela que são preparados os alimentos que vão...

Cansou do visual da sua casa mas está com a grana curta pra uma reforma completa? Ou mora...

Pequenas, leves e práticas, as pilhas são daqueles objetos do nosso dia a dia que só percebemos a...

Tem gente que só considera o começo do dia depois de beber um cafezinho pela manhã. Algumas vezes...

Falta bem pouquinho pra gente entrar em uma nova estação. Com início em 22 de setembro no Brasil,...

Horas, dias, semanas, meses, anos. Contar o tempo é uma prática que acompanha o homem desde que ele...